Os elementos climáticos, chuvas, temperatura, umidade, ventos, massas de ar, etc. estão intimamente ligados ao cotidiano de nossa sociedade. Pois influenciam diretamente nas atividades humanas, agropecuárias, lazer e gestão territorial.
No contexto escolar, os conteúdos inerentes ao clima são trabalhados na disciplina de Geografia e ciências. Esses conteúdos têm sido repassados aos alunos através de aulas expositivas, que acabam se tornando desgastantes e desinteressantes.
Dessa forma o presente projeto se constitui uma ação de extensão universitária da Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Iporá (UEG-UnU Iporá) intitulada "A climatologia vai à escola", no entanto o seu objetivo está calcado em concretizar o processo de aprendizagem da climatologia geográfica por meio de um projeto de intervenção pedagógica, visando uma construção coletiva dos conceitos de tempo e clima.
O projeto de intervenção consiste na confecção de uma mini-estação meteorológica a partir de materiais recicláveis como garrafas pet, copos descartáveis e cano PVC. Para a sua execução, o projeto foi dividido em quatro etapas onde as duas primeiras correspondem à preparação dos monitores da ação e as outras duas na execução das oficinas nas escolas. A ação de extensão visa contemplar as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública da cidade de Iporá-GO.
download de arquivos do Projeto de Extensão
http://www.dge.uem.br/gavich/downloads/semana10/6-3.pdf
Projeto de ensino em geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário