“Há uma preocupação da
academia em relação aos prejuízos ou deficiências que podem ocorrer no
processo de constituição do currículo de Geografia, principalmente na
educação básica”, observa a professora Loçandra Borges de Moraes, da UEG
Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH), quando
perguntada sobre o que deve estruturar a reconfiguração do ensino da
Geografia.
Essa e outras pautas integraram as discussões do VII Fórum
Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (Nepeg) de Formação
de Professores, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de abril, no Hotel Di Roma Fiori, em Caldas Novas.
O objetivo do Fórum é
considerar a produção do conhecimento geográfico no campo do currículo,
pensando políticas públicas educacionais. “A princípio o Fórum se
constituía num evento de caráter regional, congregando profissionais e
estudantes de
Goiás. Atualmente, o evento reune profissionais e estudantes de todo o
Brasil”, revela a professora ao rememorar os caminhos trilhados pelo
Fórum desde sua primeira edição, em 2001. Nesse sétimo Fórum, estiveram
presentes alunos e professores de todas as regiões brasileiras, além da
participação de representantes de universidades internacionais.

A conferência de
abertura do Fórum foi proferida pelo professor Francisco F. Garcia
Perez, da Universidade de Sevilha, na Espanha. A mesa-redonda sobre
políticas públicas e ensino de Geografia, por sua vez, foi composta
pelos professores Genylton Odilon Rocha, da Universidade Federal do Pará
(UFPA) e Marcelo Garrido Pereira da Universidad Academia de Humanismo
Cristiano, no Chile.
A divisão das discussões
do Fórum foi configurada em quatro eixos temáticos: Linguagem para
ensino de Geografia; Metodologias e avaliação no ensino de Geografia;
Temas e conteúdos no ensino de Geografia; e Currículo, políticas
públicas e formação de professores de Geografia.
Dinamizar o ensino
Além dos representantes
da UEG Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis
(UnUCSEH), estiveram presentes docentes e discentes dos câmpus Cidade de
Goiás, Porangatu e Morrinhos. Ícaro Felipe Soares Rodrigues, aluno do
3° ano do curso de Geografia na UnUCSEH, apresentou aos participantes do
Fórum um trabalho desenvolvido em uma de suas atividades como bolsista
Pibid.
Com o objetivo de
elaborar ações que dinamizem o ensino da Geografia, o trabalho
apresentado pelo aluno, “Uso do sensoriamento e geoprocessamento na
produção de material didático”, consiste na produção de três mapas de
Anápolis, voltados ao ensino básico. “Os mapas apresentadados possuem
três vertentes: Terreno digital, Uso do solo e Hipsométrico, que é uma
apresentação em curvas de nível do relevo da região”, revela Ícaro, que
acredita que os três temas, quando apresentados em sala de aula através
dos mapas, funcionariam como uma metodologia mais leve com uma abordagem
de temas atuais.
Para o aluno, a
importância do Fórum está na discussão do que se deve pensar na docência
de Geografia. “Nossa formação é para docência e fazer parte de um fórum
que reafirma a necessidade de discutir as melhorias do papel do
professor e dos rumos a serem tomados no currículo da área faz toda a
diferença para a minha formação acadêmica”, afirma ele.
Fonte: Site da UEG e Site da UEG/UnUCSEH Anápolis GO
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