Na
disciplina de Cartografia Temática e Geoprocessamento, ministrada
pelo prof. Diego Tarley Ferreira Nascimento aos alunos do 2º
ano do curso de Geografia, foram trabalhados inicialmente os
pressupostos teóricos da Cartografia Temática, principalmente no
que diz respeito das regras da semiologia gráfica perante a
construção de mapas temáticos.
Os
alunos foram orientados a respeito da natureza existente entre as
informações (quantitativa, qualitativa e ordenativa) e quais as
melhores variáveis visuais (cor, tamanho, ordem, forma etc.) para
sua representação em mapas temáticos.
Nesse
sentido, inicialmente foram trabalhados mapas em branco (mapa mudos)
das regiões hidrográficas brasileiras, onde os alunos identificaram
se tratar da natureza qualitativa e ser melhor a utilização da
variável visual cor.
Num
segundo momento, foram entregues mapas mudos das regiões brasileiras
e apresentados dados de população e taxa de desemprego para cara
região. Os alunos indicaram a natureza quantitativa para os dados de
população e ordenativa para as taxas de desemprego, sendo melhor
empregadas as variáveis tamanho e ordem (cores partindo do claro
para o escuro), respectivamente.
Por
último, foram apresentadas variáveis táteis para serem trabalhadas
com alunos com deficiência visual, uma proposta recente da titulada
Cartografia Tátil. Nesse contexto, os alunos empregaram materiais
com texturas e formas diferenciadas para representarem os climas do
Brasil, que podem ser “lidas” pelos alunos com deficiência
visual por meio do tato.





Guilherme Gonçalves Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário