domingo, 23 de agosto de 2015

Professor realiza aula prática na disciplina de Cartografia e Geoprocessamento

Na disciplina de Cartografia Temática e Geoprocessamento, ministrada pelo prof. Diego Tarley Ferreira Nascimento aos alunos do 2º ano do curso de Geografia, foram trabalhados inicialmente os pressupostos teóricos da Cartografia Temática, principalmente no que diz respeito das regras da semiologia gráfica perante a construção de mapas temáticos. 
 
Os alunos foram orientados a respeito da natureza existente entre as informações (quantitativa, qualitativa e ordenativa) e quais as melhores variáveis visuais (cor, tamanho, ordem, forma etc.) para sua representação em mapas temáticos.

Nesse sentido, inicialmente foram trabalhados mapas em branco (mapa mudos) das regiões hidrográficas brasileiras, onde os alunos identificaram se tratar da natureza qualitativa e ser melhor a utilização da variável visual cor.

Num segundo momento, foram entregues mapas mudos das regiões brasileiras e apresentados dados de população e taxa de desemprego para cara região. Os alunos indicaram a natureza quantitativa para os dados de população e ordenativa para as taxas de desemprego, sendo melhor empregadas as variáveis tamanho e ordem (cores partindo do claro para o escuro), respectivamente.


Por último, foram apresentadas variáveis táteis para serem trabalhadas com alunos com deficiência visual, uma proposta recente da titulada Cartografia Tátil. Nesse contexto, os alunos empregaram materiais com texturas e formas diferenciadas para representarem os climas do Brasil, que podem ser “lidas” pelos alunos com deficiência visual por meio do tato.




 



Guilherme Gonçalves Souza 

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