quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Curso de Geografia/UEG-Iporá realizou aula campo em Orizona Goiás

Curso de Geografia/UEG-Iporá realizou atividade de campo em Orizona-Go. O Curso tem buscando sempre oferecer um ensino de forma integrada e melhor qualificado para os acadêmicos que compõe o referido curso. De tal maneira, a relação entre teoria e prática é fundamental para que ocorra a formação dos alunos. Partindo desses princípios, os professores: Zezinho, Marlucia e Edna organizaram uma viagem para estudo de caso; na ocasião os alunos do Estágio Supervisionado foram visitar em Orizona-Go uma EFA (Escola de Família Agrícola), que é conhecida por EFAORI. A EFAORI trabalha com a pedagogia da alternância, onde os alunos estudam de forma intercalada, ou seja, uma semana eles ficam na escola em tempo integral, inclusive pernoitando e na semana seguinte eles voltam para suas residências, onde vão ter a oportunidade colocar em prática os conhecimentos adquiridos na escola. Muitos especialistas afirmam que essa é uma ótima estratégia para diminuir a evasão escolar em áreas rurais e para melhor promover a valorização (resgate) da identidade do homem do campo; pois, de acordo com a pedagogia da alternância a vida no campo é uma excelente forma de ensinamento. De acordo com Rodrigues (2009) a metodologia da Pedagogia de Alternância “(...) foi criada por camponeses da França em 1935. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. No Brasil, a iniciativa chegou com uma missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agropecuária. Quando retornam para casa, devem desenvolver projetos e aplicar as técnicas que aprenderam em hortas, pomares e criações”. Vale lembrar que essa metodologia é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). No estado de Goiás atualmente existem três escolas de família agrícola que funcionam com essa pedagogia.  Atualmente existe discussão avançadas no sentido de criar duas escolas nesse formato, sendo uma em Caiapônia e outra em Baliza.




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